CONVERSA À LAREIRA CHIKA KAKO A CRIADORA DO LEXUS UX

Descoberta. O Lexus UX é a mais recente e incrível criação da marca nipónica, “uma homenagem à visão e liderança da engenheira-Chefe Chika Kako”. Neste sentido, a Lexus Europa, durante o lançamento do modelo em Estocolmo, conversou com Chika Kako, com o objectivo de “perceber o que a inspirou e o que motivou a sua equipa na criação deste incrível novo Lexus”, refere a marca. O UX é um SUV de linhas marcadas, em vez de quadradas; é inspirado no luxo europeu e no sublime design japonês.

Tablier.pt transcreve a entrevista à mentora deste projeto uma realidade que em breve circulará pelas estradas europeias e, nas nossas cidades.

Para além de engenheira-Chefe, no seu cartão-de-visita conta também a responsabilidade de vice-presidente Executiva da Divisão de Marca. Qual será o papel do UX no crescimento da marca?
“Em 2017, lançamos o coupé desportivo LC para reforçar o posicionamento da Lexus como uma marca pioneira de lifestyle e luxo. O topo de gama LS e o sedan executivo ES consolidaram esse posicionamento. Agora, com os primeiros modelos a chegar no início de 2019, é a vez do UX criar experiências incríveis e dar as boas-vindas a um novo tipo de cliente Lexus.

Como é que o UX vai proporcionar “experiências incríveis”?
Através das emoções. É um automóvel que se liga de verdade às emoções. Quando os nossos potenciais clientes o virem na rua pela primeira vez, queremos que digam: “Uau, que carro espetacular!”. Depois de atraídos pelo design, queremos que experimentem a tecnologia imaginativa do modelo, a perícia takumi japonesa dos acabamentos, bem como a agilidade e dinâmica.

Como é que a pesquisa de mercado influenciou o design exterior do UX?
Começamos a nossa pesquisa nos EUA em 2013, através de uma seleção de “focus groups” e visitas ao domicílio de proprietários de veículos concorrentes. Descobrimos que os entrevistados não se deixavam impressionar pela aparência convencional do SUV e que preferiam um crossover que se pudesse conduzir como um compacto hatchback. Curiosamente, os resultados da Europa, do Japão e da China foram muito semelhantes aos dos EUA.

O que inspirou a sua equipa para desenhar o interior do UX?
Uma das minhas missões era melhorar a atratividade emocional e qualidade percebida do interior do carro. O habitáculo de um automóvel é composto por elementos como o painel de instrumentos, os bancos e acabamentos interiores, mas é a orquestração inteligente do conjunto que mais importa.
Recorremos aos princípios de um conceito arquitetónico japonês chamado “engawa”, em que as fronteiras entre o interior e o exterior estão perfeitamente ligadas, e a engenharia “kansei”, que visa criar um vínculo emocional entre o consumidor e o produto.

Quão Europeu é o novo UX?
Durante o tempo em que trabalhei na Europa, desenvolvi o meu apreço pelo luxo, não apenas sobre materiais, mas principalmente sobre experiências. No passado, tendíamos a retratar o luxo como despesas e extravagância, “Art de Vivre” significa desfrutar de outros valores para além da riqueza material. Essa foi uma ideia que desenvolvemos ao projetar o UX.

Que tipo de pessoas vão comprar o UX?
As expressões-chave do conceito criativo do UX são “Creative Urban Explorer” e “Art de Vivre”. Dão origem a um novo cliente-alvo, com um estilo de vida ativo que prefere ambientes urbanos vibrantes e abraça experiências como viagens, ciclismo e aventura. Em termos mais concretos, esse cliente pode ser um jovem profissional com um trabalho ligado à criatividade, como o publishing, mas com um grande interesse no design moderno e numa vida sustentável.

Porque é que o UX não é “mais um crossover”?
Desde o início que decidimos que o UX iria ter um caráter único: um automóvel que integra valores firmes de um crossover, combinado com a precisão responsiva de um Lexus. O resultado é um veículo verdadeiramente inovador que se conduz com a agilidade e dinâmica de um hatchback, sem perder a elegância, condução suave e amiga do ambiente de um híbrido.

Como surgiu o nome UX?
O nome deriva das palavras-chave do conceito inicial – “Urbano + X-over (crossover, em Inglês) = UX”. Coincidentemente, as primeiras letras do “Creative Urban Explorer” formam a palavra CUE, que em Inglês significa oportunidade. Adoro “Creative Urban Explorer” como expressão clara e sucinta do conceito deste veículo.

Como é que o UX corresponde às necessidades das mulheres condutoras?
Atualmente, é muito comum ver mulheres ao volante de crossovers pela cidade, a maioria atraída pela presença poderosa e pelo design desportivo. Ao mesmo tempo, há quem considere a manobrabilidade de um crossover alto bastante complicada. Queria contrariar essa perceção, disponibilizando um modelo ágil e facilmente manobrável, tão fácil de conduzir como um compacto Hatchback”.

Por fim, como motivou a sua equipa nos últimos 5 anos?
(rindo) Com uma planta, acredita? Enfrentámos muitas exigências e alterações durante este processo. Queria algo que expressasse isso, por isso chamei ao nosso grupo de email de trabalho “Lantana”, o nome de uma planta japonesa que, apesar de sua aparência frágil, é muito resistente e dificilmente se deixa afetar por mudanças no ambiente. Inspirada por esta planta, sabia que minha equipa se tornaria cada vez mais forte ao longo do projeto.

Na sequência da proximidade da chegada do novo UX a Lexus divulgou no seu Twitter um pequeno vídeo com sugestões de personalização no novo SUV.

 

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Fonte: Toyota Caetano Portugal

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